Nos próximos meses você ouvirá cada vez mais gente dizendo que o conteúdo como a gente conhece, acabou. Que o Instagram como havia sido feito até agora, não vai mais funcionar.
No último semestre produzimos muito mais conteúdo que nos últimos dois anos inteiros e por quê?
Para testar uma nova estratégia e um novo posicionamento
O que eu entendemos nesse tempo:
Precisamos de conteúdo em formatos menos quadrados. Precisamos implementar mudanças na forma que fazemos conteúdo. Da forma que a maioria faz, sem dinamismo, sem criatividade, com ganchos e roteiros improvisados, não tem mais vez.
O momento atual é de um conteúdo que tenha:
Existe um 80/20 desse formato, que é:
Só isso já vai aumentar a sua retenção e métricas de um modo geral.
Precisamos de um funil de consciência mais simples.
Antigamente os funis de tráfego pago pareciam uma ciência espacial mas quando se olha hoje o que realmente dá resultado é:
A razão disso é a demanda das audiências. Hoje a maioria das pessoas, na maioria dos nichos, querem um conteúdo que gere motivação diária.
Quando você observa muito do conteúdo viral hoje é isso.
Para entender isso, é importante entender a mecânica da dopamina que as pessoas estão cada vez mais viciadas em alimentar.
Ele chega diante de um conteúdo que exige que ele pense, estude e faça esforço.
E na conta vizinha, ele vê um conteúdo que só faz com que ele sinta uma sensação boa, um quentinho no coração ou um prazer imediato.
Não há dúvidas que ficará onde ele não precisa se esforçar. Então o caminho é esse, nosso conteúdo não pode gerar no lead a necessidade de esforço para consumi-lo.
Ele deve gerar uma sensação contínua de avanço. E isso só será possível se uma boa narrativa for desenvolvida em torno deste mesmo conteúdo.